terça-feira, 9 de novembro de 2010

Genero Textual: Resenha crítica

Conceituando Resenha crítica: é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.
Estrutura básica de uma resenha crítica:
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica


Sinopse:

2010. Nascimento (Wagner Moura) enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.


Ficha técnica:
Tropa de Elite 2 Brasil , 2010 - 116 min
Ação / Drama
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Pedro Van Held, Irandhir Santos, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Tainá Müller

Crítica a Tropa de Elite 2:

O filme apresenta uma imagem negativa do Brasil no exterior, principalmente a do Rio de Janeiro, uma vez que é evidenciada a corrupção na polícia civil, na política e na secretaria de segurança. Mostra o envolvimento do governador do Rio de Janeiro com milicianos, apresenta a câmara dos deputados como um ninho de corruptos.

O filme foi estreado no ano de eleição o que pode ser visto como uma forma sutil de oposição ao atual governo do Estado do Rio de Janeiro.

O filme elimina toda esperança de solução para o problema da criminalidade no Brasil, já que existe uma parceria entre os governantes e os criminosos onde estes muitas das vezes financiam as campanhas eleitorais.

Por outro lado exalta o BOP em detrimento a policia civil, sendo este o único órgão onde não existe corrupção.

Sabemos que o Brasil enfrenta muitos problemas com a corrupção, porém não se pode generalizar, visto que existem muitas pessoas íntegras e comprometidas em fazer o que é certo nesses órgãos tidos como a banda podre, como é o caso da polícia civil apresentada pelo filme.

2 comentários: